Em março de 2020, por decisão do Denor/CNB foram suspensas as visitas de familiares e amigos aos idosos acolhidos nos lares da SSVP. A medida foi em decorrência da pandemia da Covid-19 e teve como objetivo preservar a saúde e a vida dos residentes.
Recentemente, após a conclusão do ciclo de vacinação e arrefecimento da pandemia, foram realizadas várias reuniões entre representantes de Denor dos Conselhos Metropolitanos para discussão e decisão sobre a reabertura para visitas. Ficou acordado que as Obras podem optar ou não pela reabertura de acordo com a situação do município e realidade local. Aquelas que decidirem pela retomada deverão cumprir o protocolo de segurança estabelecido pelo Denor/CNB e serão acompanhadas pela “Comissão temporária para acompanhamento das Obras-Unidas”.
Esta abertura à visitas precisa ser planejada pelos Lares conforme estabelece o
POP, devidamente encaminhado aos responsáveis pelas Obras Unidas. No documento, de 50 páginas, com importantes orientações técnicas e as devidas referências, o Denor/CNB orienta sobre as visitas:
• Restringir ao máximo o número de visitantes, assim como a frequência e a duração;
• Estabelecer um cronograma para evitar aglomerações;
• Questionar aos visitantes na chegada da instituição sobre sintomas de infecção
respiratória e contato recente com pessoas com suspeita ou COVID-19
confirmada – em caso de resposta positiva para uma ou ambas as perguntas, a entrada nas dependências da ILPI e contato com residentes não serão permitidos;
• Os visitantes aptos deverão realizar a higiene adequada das mãos, uso de máscaras, entre muitas outras orientações constantes no protocolo.