A maior imagem de São Vicente de Paulo existente no Brasil está em Monsenhor Horta, distrito de Mariana/MG desde o ano de 1906. No próximo mês de junho completam-se 118 anos da sua chegada.
A imagem, em tamanho natural, mede 2,04m e veio de Paris, França, onde teria ficado uma outra idêntica à enviada para o Brasil. Registros da época contam que a imagem chegou na cidade de Ouro Preto-MG de onde seguiria para a sede da Conferência São Caetano, em Monsenhor Horta, e vários confrades se prontificaram para buscá-la.
Devido à dificuldade de transporte da época, a imagem de São Vicente de Paulo foi levada nas costas dos voluntários que se revezaram na difícil tarefa. Após 10 dias na estrada a imagem chegou ao seu destino e foi recebida com muita festa e alegria. Ela permanece até hoje em Monsenhor Horta, na sede do Conselho Particular e, aparentemente, está muito bem preservada.
O presidente do Conselho Metropolitano de Ouro Preto, confrade João Pereira Neto, e seu vice-presidente Elton Gomes de Freitas fizeram uma visita ao local e foram muito bem recebidos pelo presidente do CP de Monsenhor Horta, confrade José Silvério dos Santos.
A Conferência São Caetano foi fundada em 24 de janeiro de 1901. Ela está vinculada ao Conselho Particular de Monsenhor Horta, distrito de Mariana-MG, ao Conselho Central de Mariana-MG e ao Conselho Metropolitano de Ouro Preto-MG.