A reunião do Conselho Metropolitano de Ouro Preto (CMOP) foi realizada no dia 27 de novembro com a presença de representantes do Conselho Fiscal, Conselhos Centrais e Obras Unidas. O objetivo foi a prestação de contas por meio do DENOR, a definição de metas e de um plano de trabalho estratégico para 2022. O presidente do CMOP, confrade João Pereira Neto, conduziu a abertura dos trabalhos. Após a oração inicial houve a leitura para reflexão sobre a retomada dos serviços missionários feita pelo confrade José Ferreira Xavier.
O coordenador do DENOR, Jerfesson Humberto Barbosa, apresentou os membros de sua equipe: Reginaldo Calixto e José Alves (Itabira), Elza Diniz (Congonhas) e José Murilo Porto (Ponte Nova) que, na oportunidade, proferiu uma palestra técnica sobre a orientação de procedimentos dos Conselhos Fiscais. Como advogado, José Murilo também esclareceu dúvidas dos demais participantes.
Na sequência, Reginaldo Calixto palestrou sob o tema “Liderança através do servir”. A abordagem contemplou o contexto e a sobrevivência das organizações sem fins lucrativos ante a globalização e o avanço das novas tecnologias, produtos e serviços. “É crucial que o nosso trabalho seja estratégico, com plano de ação para melhoria da assistência, eficiência financeira, capacitação e motivação das equipes, reforma e ampliação das estruturas físicas, captação de recursos para viabilizar todas estas ações e por fim, e não menos importante, dar publicidade a elas por meio do Portal da Transparência e de uma comunicação profissional”, discorreu Calixto. O CMOP está intermediando e coordenando a implantação do Portal da Transparência para seus Conselhos Centrais e Obras Unidas.
O palestrante exemplificou o plano de ação por meio de pilares de uma obra de construção – sim, trata-se de um processo de construção, contínuo e eficaz, que dispõe de todas as ferramentas para dar certo, sendo a mais importante o conjunto dos principios Vicentinos para servir às pessoas que mais necessitam.